Uma linha de paletização automatizada em robôs tem sido um investimento bastante buscado e ao mesmo tempo muito lucrativo para as indústrias que necessitam da automação para alcançar novos objetivos já que este processo ajuda a combater os custos crescentes de empacotamento de novos produtos, ciclos de vida mais curtos dos produtos, entre outros benefícios.

 

Vantagens de implementar um robô para a linha de paletização

Além de otimizarem a produção na fase de organização de caixas e outros tipos de embalagens, devido à variação de velocidades programáveis, os equipamentos de paletização automática são excelentes para suportar cargas mais pesadas e robustas, especialmente quando o manejo humano é inviável.

Não menos importante, a implementação de um sistema de paletização automática garante que os procedimentos de organização sejam mais precisos e seguros, especialmente quando o manuseio de caixas e demais mercadorias embaladas coloca a integridade física de colaboradores em risco, bem como a qualidade dos produtos organizados.

Dessa forma, a paletização automática diminui os acidentes e a deterioração de mercadorias, o que gera uma redução de custos para as empresas.

 

Como funcionam os paletizadores na prática?

Tanto os paletizadores convencionais quanto os paletizadores robóticos são usados ​​para automatizar o processo de construção de paletes (paletização) em um depósito, distribuição ou instalação de manufatura. Dependendo do paletizador, muitas tecnologias diferentes podem ser empregadas para ajudá-lo a fazer o palete perfeito.

 

Você acredita que tenha uma oportunidade para automatizar a sua linha de paletização?

Muitos clientes quando se encontram nesta situação compreendem que necessitam da automação, porém possuem dúvidas de como iniciar uma jornada de análise de viabilidade, técnica e econômica, por isso reunimos algumas informações técnicas e necessárias que você precisa obter para dar início ao projeto:

  • Qual o dimensional do pallet a ser utilizado?
  • Quais dimensões dos produtos a serem paletizado (mm)?
  • Qual o peso do produto a ser paletizado (kg)?
  • Quais as características dos produtos a serem paletizados (caixa, bag, etc), fornecer desenhos dos produtos e configuração de camadas pallet.
  • As peças a serem paletizadas estão indexadas ou possuem posições variadas?
  • É necessário alimentador de pallets? Ou prever apenas dois pallets para operação com descarga manual de pallet cheio e carga de pallet vazio?
  • Qual a velocidade de paletização requerida?
  • Qual a área de manipulação? Distância entre o ponto de pega e entrega do produto a ser paletizado (envelope de trabalho)
  • Será necessária a integração com equipamento existente?
  • Há possibilidade do envio de dados dos equipamentos existentes (desenho, esquemas, manuais, fotos e vídeo)?
  • Você já possui o robô ou deverá ser parte integrante da solução ARV?
  • Existe algum requisito ou informação adicional sobre o processo atual que possa ser compartilhado? (Fotos ou vídeos)
  • Há uma lista de componentes de automação homologados para manutenção? (Robô, PLC, sensores)
  • Qual o layout disponível para instalação?
  • Quantos funcionários e turnos estão envolvidos no processo de paletização atualmente?

 

Quer fazer o seu cálculo de payback nesta solução? Baixe a planilha que os especialistas da ARV desenvolveram!

Aproveite que você está inserido no tema e receba a nossa planilha payback!

Material complementar repleto de informações e cálculos reais de quanto será o seu investimento e quais são os seus custos em cada fator, por exemplo: produtividade, qualidade, custos trabalhistas, compra de novos produtos, expansão do espaço, defeito em campo, retrabalho de produto, entre outros fatores que viabilizam a produção.

QUERO BAIXAR A PLANILHA PAYBACK!

 

ARV SYSTEMS – LÍDER EM AUTOMAÇÃO DE CÉLULA DE PALETIZAÇÃO

ARV Systems atua em todo o país com um trabalho de qualidade e atende há anos em diferentes áreas de automação industrial nos segmentos de linhas de montagem, máquinas especiais e robóticas.

Com profissionais técnicos e uma infraestrutura de alto padrão, a empresa une qualidade e rapidez para levar atendimento de excelência aos clientes, proporcionando as melhores soluções e desenvolvendo projetos utilizando as ferramentas mais avançadas do ramo.