A paletização é uma solução que está em diversos segmentos da indústria, por ser um sistema que traz um bom ritmo da produtividade, segurança e organização ao deslocar e empilhar os produtos de maneira eficiente e organizada. Este processo economiza tempo no processo ao realizar o empilhamento dos paletes com maior velocidade, ou seja, trata-se de um recurso de ótimo custo-benefício para diversas empresas do segmento industrial.

No entanto, há duas opções no mercado: a paletização robótica que também pode ser conhecida como automática e a convencional. Você sabe a diferença entre elas ou qual é a melhor opção para você? Continue a leitura e saiba mais!

 

Paletização convencional – Características

paletização convencional é uma solução pré-projetada em que o produto é alimentado em uma extremidade, normalmente na forma de caixas e contentores que sai como um palete embalado e pronto para ser enviado ao destino final. Normalmente, um sistema de paletização convencional é alimentado por um transportador em linha ou de alimentação, diferente da robótica.

Dependendo das necessidades exatas de uma operação, além do transportador em linha que a alimenta, um sistema de paletização convencional pode incluir outros componentes, tais como:

  • Viradores de caixa
  • Mesas formadoras de camadas
  • Distribuidores de folhas deslizantes e gravatas
  • Wrappers extensíveis integrais
  • Elevadores
  • Distribuidores de paletes

Por mais que as taxas exatas variem de acordo com a aplicação, os paletizadores convencionais podem atingir taxas de 150 caixas por minuto, outra característica é de que normalmente um paletizador convencional constrói um único palete de cada vez.

Ao investir neste sistema, precisa ter em mente, que a paletização convencional requer que o produto seja enfileirado em um transportador antes que a camada possa ser construída, ou seja, este modelo pode exigir um investimento significativo em termos de espaço.

 

E a Paletização Robótica, quais são as suas características?

Diferente da paletização convencional, na paletização robótica, a tarefa principal da construção de camadas e paletes é realizada por um componente robótico e isso é muito mais vantajoso do que você pode se imaginar!

Mas, por que? Ao investir em paletização robótica, a sua indústria adquire muitas formas diferentes de realizar a aplicação, por exemplo: se você inclui na operação um robô convencional, o mesmo opera ao longo de dois, três ou quatro eixos.

Agora, ao utilizar um braço robótico articulado, é capaz de operar ao longo de quatro, cinco ou até seis eixos. Conseguiram perceber a diferença? É mais flexibilidade em menos setup/acessórios!!

Os sistemas robóticos de paletização podem ser alimentados por um único ou vários transportadores em linha e podem construir um ou vários paletes ao mesmo tempo, diferente do convencional que a duração é em uma escala maior.

Como resultado, uma operação pode muitas vezes realizar economias significativas de espaço, aproveitando a paletização robótica em comparação com a paletização convencional.

 

Leia também: Por que a linha de paletização é essencial e trás benefícios para o seu negócio

 

Informações extras sobre a paletização robótica

Devido a funcionalidade do paletizador robótico funcionar em muito mais dimensões do que um paletizador convencional, ele opera em um ambiente mais refinado e que exige mais espaço para a inserção da solução.

O tamanho e a forma do produto, da mesma forma que a qualidade do material de embalagem devem estar em sintonia para que o projeto seja finalizado com sucesso e de acordo com as expectativas do consumidor final.

 

Tenha em seu processo essas etapas respondidas para implementar o sistema de paletização robótica no seu projeto!

 

Análise do processo de paletização atual

Isso inclui a identificação de todos os diferentes produtos que estão sendo paletizados e suas especificações – incluindo tipo de embalagem, dimensões, peso e velocidade de produção.

Também envolve a avaliação da configuração de cada palete, como: número de camadas, diferentes tipos de arranjos de camadas, rotações necessárias para estabilidade e uso de folhas deslizantes ou camadas.

Outros pontos importantes a serem reunidos incluem layout disponível para instalação, necessidade de integração com outros equipamentos, forma de alimentação do pallet (manual ou automática), fatores de segurança para garantir a integridade dos colaboradores e dados da operação para calcular os possíveis ganhos com a automação.

 

Discuta a aplicação com um ou mais integradores

Um integrador de sistemas experiente pode ajudar com uma avaliação do processo de paletização atual e discutir as opções disponíveis para projetar a solução de paletização robótica ideal para a sua instalação.

 

Revise as soluções propostas de cada integrador

Uma proposta sólida incluirá uma variedade de detalhes, como o sistema robótico será integrado aos sistemas atuais de automação e produção, um layout completo do sistema proposto, capacidade prevista e rendimento da solução e um orçamento detalhado.

 

Avalie as propostas

Ao examinar cada proposta, considere a quantidade de detalhes incluídos em relação ao equipamento proposto e sua funcionalidade. Determine se os requisitos de desempenho previstos foram atendidos e como as modificações, atualizações e melhorias futuras serão tratadas. Finalmente, certifique-se de que todos os termos e condições sejam descritos com precisão.

 

DÚVIDAS SOBRE OS SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL?

Para obter mais detalhes, entre em contato agora mesmo com a equipe de atendimento da ARV Systems e apresente a demanda de sua empresa. Não perca tempo!