Qual empresa não deseja uma solução segura e inteligente para a logística interna? Transferir cargas com os AMRs (Robôs Móveis Autônomos) é uma alternativa interessante para fábricas que estão embarcando ou já embarcaram na jornada 4.0.

A solução se mostrou eficiente também durante a pandemia, num momento em que muitos segmentos precisaram continuar produzindo com menos funcionários nas em função do Covid-19 e gerenciando processos de forma remota.

No post de hoje vamos te ajudar a entender os benefícios de usar os AMRs na logística interna da sua empresa. Acompanhe!

 

Como os robôs móveis podem ajudar na logística interna?

A logística interna de uma fábrica é um assunto muitas vezes negligenciado mas que pode fazer toda a diferença no processo produtivo. Por isso, investir em soluções inteligentes e automatizadas nesse setor pode, além de baratear a operação, trazer mais eficiência, agilidade e inteligência para o processo. A tecnologia de robôs móveis autônomos (AMR na sigla em inglês) é a solução mais indicada para imprimir tais benefícios na logística interna de uma fábrica.

Isso porque os robôs AMRs operam por conta própria. Eles são capazes de se situar na fábrica e criar rotas adaptáveis. Funcionam mais ou menos como um carro com GPS. Você define o ponto de partida e o de chegada e o robô, por meio dos mapas da planta gerados em seu software, traça a melhor rota para o momento.

Ele trabalha em segurança ao lado de humanos: se alguém atravessa sua frente, por exemplo, ele para, espera a pessoa passar e depois continua a percorrer o seu caminho.

A logística interna das fábricas costuma ser pouco automatizada. No entanto, é comum ocorrerem gargalos. O uso dos AMRs possibilita que o robô converse com as máquinas e sejam criados sistemas para otimizar os processos, acabar com estes gargalos e deixar o layout da planta até mais limpo e mais organizado.

Muitas empresas trabalham a produção de forma empurrada (do inglês push system, processo produtivo baseado na previsão da demanda). Neste modelo, o estoque separa as peças referentes àquela produção e leva tudo até a linha, com base em uma previsão.

O problema é que pode faltar ou ocorrer excesso de peças, ou ainda se a linha tiver que produzir um outro tipo de produto, vai ser necessário voltar e guardar no estoque o material para depois levar tudo para a linha novamente. O próprio cálculo do estoque fica muito difícil de ser feito com este modelo. Se o AMR for utilizado, ele vai fazer apenas as movimentações necessárias.

Além da otimização de processos, a utilização do robô para logística interna ajuda as fábricas a se adequarem ao conceito de Indústria 4.0 ao passo que podem ser integrados a outros softwares para automatizar processos.

Assim, a velocidade da produção é aumentada ao passo que os insumos necessários para começar uma produção são entregues rapidamente, os produtos que precisam chegar ao transporte de logística externa são separados e movidos de forma autônoma, além da obtenção de dados a todo instante para otimização de processos.

 

Vantagens dos AMRs

Os robôs inteligentes ajudam a evitar trabalhos repetitivos e de pouco valor agregado, utilizando a força humana de forma mais inteligente. Além disso, a tecnologia embarcada na solução garante:

 

Assertividade

As rotas realizadas pelos AMRs são traçadas por um operador e não precisam ser únicas, ou seja, diferentes caminhos são cadastrados e os robôs conseguem identificar os melhores para o momento. Além disso, eles conseguem desviar de objetos e pessoas e reformular as rotas se for preciso.

 

Facilidade de instalação

Diferente de outras tecnologias para a logística interna de uma fábrica, o AMR não precisa de adequações no layout ou planta da indústria para operar. A única necessidade é que o operador defina os caminhos pelos quais o robô pode se movimentar.

 

Flexibilidade

Além de poder fazer as configurações de rotas por dispositivos eletrônicos e móveis, o operador pode, também, ajustar o AMR para realizar o trabalho mais prioritário naquele momento, isso porque o robô pode executar tarefas distintas em um mesmo turno, por exemplo, e ainda se adaptar a mudanças de caminho.

 

Inteligência

Ao perceber a bateria baixa, o AMR se direciona automaticamente ao ponto de carregamento, sem precisar de intervenção humana para tal.

 

Segurança

Equipado com sensores 360º, o robô é capaz de desviar de obstáculos, protegendo assim pessoas e a mercadoria carregada.

 

Quer saber mais sobre robôs móveis? Leia também: Qual a importância dos robôs AMR na indústria?

Continue acompanhando o nosso Blog e Redes Sociais para mais informações e novidades. Até a próxima