Os robôs já provaram oferecer uma série de benefícios para as empresas. As que automatizam seus processos de produção normalmente tiveram uma transformação significativa em produtividade e eficiência, com maiores níveis de produção, qualidade do produto e flexibilidade.

As inovações tecnológicas fizeram progressos significativos para tornar a produção e a distribuição fáceis e eficientes. Seja operando uma pequena empresa ou um grande negócio, há uma série de soluções robóticas disponíveis para executar diversas funções.

 

Leia também: Elimine gargalos de produção com a automação de máquinas

 

Você ainda tem dúvidas para decidir se adicionar um robô ao seu processo pode aumentar sua vantagem competitiva? Veja neste post os 10 principais motivos para investir em robótica industrial!

 

1. Reduz custos operacionais

Os robôs permitem que você reduza custos diretos e indiretos da empresa, fazendo uma diferença considerável em sua competitividade. Vamos pensar na energia: sem a necessidade de níveis mínimos de iluminação ou necessidade de conforto para operação, como por exemplo ar condicionado, os robôs oferecem uma grande oportunidade para reduzir as contas de luz da empresa.

A automação também é uma maneira de manter os custos de mão de obra baixos, com o benefício adicional de liberar seus colaboradores para se aplicarem de maneiras mais eficientes e produtivas em outras atividades.

 

2. Melhor qualidade do produto

A precisão e repetibilidade dos robôs significa que você pode obter um acabamento de alta qualidade e consistente para cada produto produzido.

 

3. Melhor qualidade de trabalho para os colaboradores

Com os robôs você pode melhorar as condições de trabalho de sua equipe já que eles eliminam os problemas associados ao cansaço, distração e os efeitos de tarefas repetitivas, perigosas e tediosas que os trabalhos humanos enfrentam

Além disso, ao ensiná-los a usar robôs, eles podem aprender habilidades de programação valiosas e realizar trabalhos mais estimulantes e desafiadores.

 

4. Aumento da produção

Uma das maiores vantagens em automatizar a sua empresa é que os robôs podem funcionar durante a noite e durante os fins de semana com pouca supervisão, assim é possível aumentar os níveis de produção e cumprir os prazos de pedido do cliente.

 

5. Maior flexibilidade de fabricação do produto

Os robôs podem adicionar flexibilidade à sua linha de produção, tanto em termos de padrões de trabalho quanto na capacidade de lidar com diferentes tarefas de produção.

Depois de programados, eles podem alternar facilmente entre os processos, ajudando você a atender às mudanças no design do produto ou na demanda do cliente com o mínimo de esforço.

 

6. Redução de desperdício de material e aumento do rendimento

Como mencionamos, com a automação você pode aumentar muito a qualidade de seus produtos. Dessa forma, você terá mais produtos acabados na primeira tiragem de acordo com o padrão exigido por seus clientes e reduzirá a quantidade de quebras e desperdícios produzidos como resultado de má qualidade ou acabamento inconsistente.

Já com produtos sendo produzidos em um alto nível, você obterá maiores rendimentos!

 

7. Melhoria na ergonomia e segurança dos colaboradores

Os robôs podem assumir tarefas desagradáveis, árduas ou ameaçadoras para a saúde dos trabalhadores manuais. Ao usar robôs, você pode diminuir a probabilidade de acidentes causados pelo contato com máquinas ou processos de produção potencialmente perigosos. Eles também podem ajudar a eliminar doenças associadas a processos repetitivos ou intensivos.

 

8. Redução da rotatividade de mão de obra e dificuldade de recrutamento

A alta precisão exigida pelos processos industriais de hoje requer os mais altos níveis de habilidade e treinamento. Com trabalhadores manuais altamente qualificados se tornando mais difíceis de encontrar e mais caros de empregar, os robôs podem ser uma alternativa ideal.

Uma vez programados para o seu processo, os robôs estão prontos para começar a trabalhar sem nenhum dos custos associados ao recrutamento ou treinamento contínuo.

 

9. Reduz custos de capital

O uso de robôs para obter linhas de produção mais rápidas e eficientes pode ajudar a reduzir os custos de capital associados ao estoque e ao trabalho em andamento.

Isto é, produzindo com mais rapidez as empresas podem prever melhor a taxa de produção e garantir um prazo reduzido de entrega, sem a necessidade de um estoque grande.

 

10. Economia de espaço

Os robôs podem ser montados em várias configurações para ajudá-lo a economizar espaço altamente valioso nas áreas de manufatura. Eles também podem ser programados para trabalhar em espaços confinados para que você não perca espaço valioso.

Como vimos neste texto, os robôs são financeiramente acessíveis e oferecem economia a longo prazo, além de uma série de benefícios, incluindo melhoria na qualidade, aumento da produção, eficiência, melhoria na saúde e segurança dos colaboradores.

A automação robótica apresenta uma opção cada vez mais atraente para as empresas de hoje que buscam maneiras de equilibrar a competitividade aprimorada com custos cada vez mais apertados e despesas gerais em espiral.

 

Precisa de ajuda na hora de automatizar seus processos?

A ARV oferece soluções completas de automação e robótica para uma ampla gama de empresas, dos mais diversos segmentos. Somos especializados em serviços de automação de equipamentos e linhas de montagem para indústrias, com atendimento em todo o território nacional.

 

Veja como podemos otimizar, aperfeiçoar e alavancar o seu negócio! Fale com a nossa equipe, clicando aqui.

Até a próxima! ????