Os robôs industriais são máquinas que desempenham atividades que necessitam de esforços repetitivos, precisão, resistência, rapidez e força.

Além disso, os robôs são máquinas manipuladoras, com graus de liberdade, controlada automaticamente, reprogramável e multifuncional. Ele pode mover materiais, ferramentas, dispositivos e outras peças

Optar por um robô industrial aumenta a produtividade, qualidade e reduz os custos da empresa!

No post de hoje elaboramos um conteúdo completo e simples com tudo o que você precisa saber sobre robôs industriaisConfira!

 

Articulados

São os mais aplicados na indústria. Trata-se de um braço robótico conectado a uma base com junta de torção, o que possibilita o giro. Ele pode ter de duas a dez juntas conectando os elos do braço, sendo chamado de robô de 3 eixos, de 6 eixos etc., de acordo com o número de juntas — quanto mais eixos, maior a flexibilidade de movimento.

 

Cartesianos (x-y-z)

Também chamados de retilíneos, são retangulares, com três eixos perpendiculares (x-y-z), em que há o movimento linear deslizado. Esse é um dos tipos de robôs industriais de operação mais simples. Por isso, é usado para diversas aplicações, como montagem-desmontagem e carregamento-descarregamento, mas requer uma grande área operacional.

 

Delta

São robôs industriais com no mínimo três braços conectados a uma base comum, formando uma pirâmide invertida. Cada braço tem uma junta que exerce efeito sobre a base, com um envelope de trabalho em formato de cúpula. São velozes e precisos, sendo muito utilizados para coletas e transferências de produtos.

 

SCARA

Os robôs SCARA são velozes, fáceis de programar e excelentes para trabalhos repetitivos, muito utilizados para montagem e aplicações de peças. Eles têm uma base fixa, com eixos rotativos ligando a um braço que se move apenas horizontalmente e um envelope de trabalho em formato de anel.

 

Aplicações e vantagens

Dentro de um ambiente industrial os robôs industriais apresentam diversas aplicações, sendo as principais:

 

Montagem robótica

O uso de robôs em operações de montagem é a aplicação mais comum na indústria. Complementar a atividade de um trabalhador por um robô em determinadas tarefas, sobretudo as mais repetitivas, significa maior precisão, diminuição de erros e maior produtividade.

 

Transferências de itens

Há robôs que são projetados e programados para realizar a transferências de materiais, peças e produtos ao longo da linha de produção de uma fábrica. Desse modo, robôs industriais substituem a atividade de humanos na realização de tarefas perigosas ou exaustivas.

 

Tarefas de corte

Robôs podem seguir com precisão as instruções que são pré-programadas. Por isso, são ideais em tarefas de corte de materiais, por exemplo. Com pressão e velocidade controlada, o robô consegue aparar, cortar ou polir superfícies de forma uniforme.

 

Tarefas de soldagem

O processo de solda é uma das primeiras tarefas a serem realizadas por robôs. Eles são muito mais eficientes, pois podem ser projetados para posicionar a tocha de soldagem na mesma orientação em todos os ciclos. Além disso, seu alto grau de repetibilidade garante que cada peça seja soldada com precisão e qualidade.

Diante dessas possibilidades e aplicações, a robótica industrial permite a conquistas de muitas vantagens para o ambiente industrial:

  • Maior produtividade num mesmo espaço fabril. Um robô é capaz de fazer o trabalho repetitivo sem interrupções e com consistência”
  • Melhor qualidade. Quando adotados, robôs executam as tarefas com a mesma força, intensidade, velocidade e padrão em todas as repetições.
  • Redução de custos diretos e indiretos;
  • Redução de refugos e/ou perdas em geral;
  • Menores perdas de produtos acabados devido imperícia e/ou oscilações no fluxo produtivo;
  • Maior competitividade para a indústria

 

Robôs X Humanos

Um dos argumentos usados quanto ao uso de robôs na indústria é que eles vão substituir as pessoas e “tomar o lugar” de muitos trabalhadores. A verdade é que os robôs não vão substituir o trabalhador, mas complementar sua atividade!

Hoje, com as tecnologias disponíveis de robôs industriais e colaborativos, é possível a aplicação combinada entre máquinas e trabalhadores.

Estes tipos de robôs industriais “deixam” para o ser humano a parte mais complexa, intuitiva, não repetitiva, leve e de maior valor agregado, enquanto os robôs ficam com as ações mais repetitivas, pesadas, de alta/extrema precisão e sempre seguindo de forma coordenada com o ser humano.

Os robôs industriais são elementos importantes para elevar a precisão e a qualidade em muitos segmentos industriais. Sem dúvida, uma de suas maiores vantagens é a flexibilidade em comparação com outras máquinas, resultando também em maior retorno financeiro.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre inovação e automação industrial, nos acompanhe também nas nossas redes sociais (InstagramLinkedinFacebook).