Segundo pesquisas feitas pela Tractica, até o final de 2021, estima-se que o investimento em robôs no setor logístico atinja US $22,4 bilhões

Os números chamam atenção, não é mesmo? Mas a automação logística não ocorre acidentalmente; um estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG) mostrou que a robótica aliada a outras tecnologias e aprimoramentos de processos pode gerar economia de até 40% em centros de distribuição.

Para entender melhor esse cenário, elaboramos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o sistema de armazenamento robotizado e quais as vantagens de modernizar o setor. Confira a seguir!

Você também pode se interessar: Por que os robôs para a paletização estão revolucionando a indústria?

 

Afinal, o que é um Armazém Robotizado?

Um armazém robotizado conta com sistemas automáticos e softwares especializados para o controle e manuseio das mercadorias. Isto é, se baseia no uso de máquinas e sistemas para organizar e gerenciar os itens distribuídos por prateleiras em um armazém.

Estas tecnologias variam, desde equipamentos robóticos até softwares especializados para uma melhor gestão de inventário.

Esse método de automação reduz processos manuais, verticaliza o armazenamento e incorpora tecnologia ao dia-a-dia do setor, com o objetivo de otimizar recursos e o tempo dos colaboradores envolvidos.

 

Por que investir nessa tecnologia?

Apostar em tecnologia é uma maneira estratégica de reduzir custos e ampliar os resultados do setor. Logo, a automatização é uma “saída” inteligente, já que a armazenagem é uma etapa complexa e custosa.

No geral, o que se pretende ao introduzir a automatização nos armazéns é uma maior eficácia e eficiência. Entre os benefícios que também podem ser obtidos estão:

  • redução de custo operacional;
  • mão-de-obra (a redução dos processos manuais diminui a dependência de profissionais);
  • espaço físico (o uso de sistemas de armazenagem otimiza o espaço disponível);
  • acidentes (a tecnologia reduz os índices de acidentes e os problemas derivados);
  • danos aos produtos (a automatização amplia a segurança do processo, reduzindo danos às cargas).

Além disso, um sistema de armazenagem robótica permite que a gestão do estoque e do inventário seja realizada em tempo real, o que contribui para que a empresa solidifique uma vantagem competitiva no mercado.

 

Quando devo automatizar as atividades de armazém?

No momento de decidir ter um armazém robotizado não vale considerar apenas questões financeiras, é importante também analisar os aspectos que impactam diretamente na operação do mesmo.

Os melhores resultados da robotização ocorrem quando convergem dois fatores, são eles:

  • Repetição dos movimentos.
  • Grande volume de operações.

 

Quais os principais desafios de implementação?

A automatização da armazenagem traz vantagens expressivas, mas exige planejamento e bons parceiros para ser concluída com sucesso.

Por isso, é preciso também avaliar os seguintes elementos:

  • O papel do software é indispensável em um armazém robotizado.
  • É necessário desenvolver um programa de manutenção preventiva a fim de evitar interrupções inesperadas que atrapalhem a atividade do armazém.
  • É preciso implementar programas que ajudem a atualizar as habilidades dos trabalhadores focando na digitalização das tarefas e no manuseio de software e sistemas automáticos.

 

Quais são as soluções disponíveis?

Algumas soluções tecnológicas já foram implementadas no mercado e outras ainda estão em processo de fazer parte da infraestrutura de um armazém. Veja quais são os principais sistemas de um armazém robotizado:

  • Extração e depósito de mercadorias.
  • Transporte de mercadorias entre diferentes áreas.
  • Sistemas auxiliares para picking.

Conforme vimos, investir em um armazém robotizado é uma decisão vantajosa e que contribui para a superação dos principais obstáculos existentes no setor de logística.

Vale lembrar que, talvez num futuro, os armazéns acabam deixando a mão de obra humana, porém atualmente a realidade é que, inclusive nos centros mais modernos, ainda é necessário um certo nível de interação humana.

Ou seja, embora os avanços em automatização estejam aumentando consideravelmente, o armazém ainda precisa de operadores para fazer as tarefas mais complexas e inconstantes.

 

Quer implementar um sistema de armazenagem robotizado e melhorar a sua produtividade? Fale com nossos consultores especializados? e seja mais eficiente na sua logística!

Até a próxima! 😀