Clique nas imagens para ampliar
SAIBA MAIS SOBRE OS ROBOS INDUSTRIAIS
A automatização dos processos produtivos de setores industriais já é uma realidade em diversas empresas, cada uma com a estrutura adequada às suas atividades. Embora a automação seja um modelo estrutural que envolve o uso de muitas máquinas, os robos industriais têm sido uma ferramenta muito importante para o cotidiano de organizações, especialmente em procedimentos repetitivos que exigem precisão e uniformidade ou simplesmente por serem atividades que expõem a vida ou integridade física dos colaboradores ao risco. A variedade de modelos de robos industriais, portanto, acompanha as diferentes demandas do setor produtivo e os objetivos de cada companhia. Em razão disso, essas máquinas são produzidas com diferentes maneiras de operação. Veja a seguir alguns exemplos:
- Robôs articulados de 4 a 6 eixos;
- Robôs cartesianos de 1 a 4 eixos;
- Robôs scaras de 4 eixos;
- Robôs delta de 3 ou 4 eixos.
O funcionamento de cada um dos robos industriais, no entanto, não é o único fator que define o seu modo de aplicação de atividade dentro de uma empresa, embora seja o mais importante, pois existem outras características capazes de definir o tipo de uso que cada equipamento terá, como a carga necessária para manipulação, velocidade requerida e necessidade de comunicação com outros equipamentos. Por isso, o profissional envolvido no projeto deve estipular de maneira precisa e segura quais as atividades que serão desenvolvidas por cada um dos robos industriais, geralmente com a capacidade de programação de todos os seus movimentos, com cálculo de velocidade e outros princípios básicos da robótica, garantindo assim o sucesso da aplicação.
Vale destacar que alguns robos industriais demandam um controlador e outros não, porém sua presença pode permitir a utilização de recursos mais avançados, como sistemas de visão e outros sistemas especificos. Outro detalhe importante é que alguns robôs para o setor industrial também exigem um espaço maior para a sua implementação e, por isso, a infraestrutura disponível na empresa é fundamental nesses casos. As aplicações dos robos industriais são inúmeras, como no transporte e manejo de cargas pesadas, fundição, soldagem, montagem e submontagem de peças, paletização e até mesmo corte de materiais.
PESQUISANDO POR ROBOS INDUSTRIAIS?
Na ARV Systems você encontra a solução em robótica sob medida para a sua indústria. Entre em contato agora mesmo.
Para saber mais sobre Robos industriais
Ligue para 11 3377.3073 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!